Trabalho de Começo de Carreira – Uma nova visão sobre o TCC

Fundamentado em três pilares, a experiência de orientação, a formação e prática em coaching e a pesquisa de referências internacionais. Aqui, busco criar um diálogo sobre os principais pontos a serem considerados na realização do TCC.


Ter uma atitude proativa sobre o TCC, deixando de considera-lo um fardo, como o processo de coaching pode auxiliar na mudança de atitude. Definir o orientador onde compartilho dicas, deixando claro que é você quem deve estar no “controle da escolha”.

Para realização do TCC, apresento técnicas e sugestões de como elaborar este “plano de viagem”. Para responder aos vários questionamentos sobre buscar emprego ou abrir empresa, mostro que o TCC pode ser uma “semente para algo maior”, dando exemplos de pessoas que criaram empresas a partir desta atividade.

Compartilho experiência de um consultor internacional em criar startups e mostro que existem diversas fontes de recurso esperando por uma “boa ideia” de empreendimento.

Sobre a questão de fazer ou não um mestrado, apresento dicas para encarar esta volta à academia depois da graduação. Com base em fontes internacionais, analisamos o impacto de cursar uma pós-graduação em diferentes países e por áreas do conhecimento. Também mostro um pouco da realidade no Brasil, e aponto como este cenário mudou nas últimas décadas, trazendo uma crescente demanda e valorização da pós-graduação. Apresento uma entrevista com uma empreendedora da Austrália que criou sua empresa a partir de um trabalho de pós-graduação.

Para aqueles que já se formaram e estão atuando no mercado de trabalho, exponho um pouco como foi minha escolha profissional que levou ao mestrado. Uma palestra para você acelerar seus insights e turbinar sua jornada!

× whatsapp