Trabalho de Começo de Carreira – Uma nova visão sobre o Projeto Final de Curso

Fundamentado em três pilares, a experiência de orientação, a formação e prática em coaching e a pesquisa de referências internacionais. Aqui, busco criar um diálogo sobre os principais pontos a serem considerados na realização do Projeto Final de Curso.


Ter uma atitude proativa sobre o projeto final de curso, deixando de considera-lo um fardo, como o processo de coaching pode auxiliar na mudança de atitude. Definir o orientador onde compartilho dicas, deixando claro que é você quem deve estar no “controle da escolha”.

Para realização de projeto final, apresento técnicas e sugestões de como elaborar este “plano de viagem”. Para responder aos vários questionamentos sobre buscar emprego ou abrir empresa, mostro que este trabalho pode ser uma “semente para algo maior”, dando exemplos de pessoas que criaram empresas a partir desta atividade.

Compartilho experiência de um consultor internacional em criar startups e mostro que existem diversas fontes de recurso esperando por uma “boa ideia” de empreendimento.

Sobre a questão de fazer ou não um mestrado, apresento dicas para encarar esta volta à academia depois da graduação. Com base em fontes internacionais, analisamos o impacto de cursar uma pós-graduação em diferentes países e por áreas do conhecimento. Também mostro um pouco da realidade no Brasil, e aponto como este cenário mudou nas últimas décadas, trazendo uma crescente demanda e valorização da pós-graduação. Apresento uma entrevista com uma empreendedora da Austrália que criou sua empresa a partir de um trabalho de pós-graduação.

Para aqueles que já se formaram e estão atuando no mercado de trabalho, exponho um pouco como foi minha escolha profissional que levou ao mestrado. Uma palestra para você acelerar seus insights e turbinar sua jornada!