Como a NASA pode beneficiar construções sustentáveis?

Quando falamos de alta tecnologia, uma das primeiras áreas que nos vem à mente é NASA. Por sua natureza de vanguarda, esta organização envolve as mais avançadas especialidades da engenharia, e tem interface com outras áreas como medicina (para entender aspectos ligados à saúde nas viagens espaciais), astronomia, biologia, entre outras. Por outro lado, nem sempre vinculamos a NASA ao setor de construção, muito menos se consideramos as construções sustentáveis.

Foi exatamente este o propósito da NASA, em 2007, quando criou entre seus centros uma iniciativa para renovar as edificações do governo americano. Esta iniciativa foi contemplada pelo Ames Research Center, localizado em Mountain View, coração do Vale do Silício, Califórnia. Com este intuito foi projetado e construído o prédio conhecido como NASA- Sustainability Base.


A Sustainability Base é uma edificação com padrão LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design). Certificação atribuída a prédios onde o projeto apresenta comprometimento com os princípios da sustentabilidade no seu ciclo de vida, ou seja tanto na construção quanto na utilização da edificação. O projeto do prédio foi baseado em quatro elementos[1]:

. Fazer máximo uso do ambiente local
. Empregar tecnologias avançadas (incluindo geração de energia renovável, reciclagem e reutilização) para minimizar consumo de energia e água;
. Instalar sistemas avançados de monitoramento e sistemas adaptáveis para alcançar desempenho energético sustentável da edificação ao longo do tempo
. Criar laboratório vivo de pesquisa sobre das metas avançadas de sustentabilidade.

Com este projeto, a NASA aplica conhecimento advindo das décadas de exploração espacial, bem como das pesquisas avançadas relacionadas às futuras missões tripuladas na disseminação dos conceitos de sustentabilidade visando a melhoria de vida na terra.

Leave a Reply